terça-feira, 22 de outubro de 2013

Um grande amor nunca se faz sem entrega, e se não há entrega, então é porque não há amor. É como quem ama a vida; nunca tem medo de se entregar a ela, mesmo que isso lhe custe a sua própria existência. Quem tem medo da vida e da vontade, acaba por não viver. Eu só sei amar assim, com as mãos estendidas e o coração sem defesas. Chamem-me romântica. Eu acho que sou apenas lúcida. Se não viver assim, com o coração fora do peito, embalada por um sonho que me aquece o corpo e o espírito nas noites de mais um Outono morno e luminoso, sei que a tristeza pode tomar conta da minha vida e a seguir à tristeza ou vem a indiferença ou a loucura, que afinal podem ser e tantas vezes são a mesma coisa..
Aprendi a ler nos olhos dos outros, aquilo que eles não sabem como dizer, a ouvir no silêncio súplicas de desespero, e estender primeiro a mão, quando a outra, que ansiosamente nos espera, se enrola dentro da sua gémea à procura da nossa

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Pertenço a uma geração que ainda está por vir, cuja alma não conhece já, realmente, a sinceridade e os sentimentos sociais. Por isso não compreendo como é que uma criatura fica desqualificada, nem como é que ela o sente. É oca de sentido, para mim, toda essa (...) das conveniências sociais. Não sinto o que é honra, vergonha, dignidade. São para mim, como para os do meu alto nível nervoso, palavras de uma língua estrangeira, como um som anónimo apenas. 
Ao dizerem que me desqualificaram, eu não percebo senão que se fala de mim, mas o sentido da frase escapa-me. Assisto ao que me acontece, de longe, desprendidamente, sorrindo ligeiramente das coisas que acontecem na vida. Hoje, ainda ninguém sente isto; mas um dia virá quem o possa perceber.
Procurei sempre ser espectador da vida, sem me misturar nela. Assim, a isto que se passa comigo, eu assisto como um estranho; salvo que tiro dos pobres acontecimentos que me cercam a volúpia suave de (...).

Não tenho rancor nenhum a quem provocou isto. Eu não tenho rancores nem ódios. Esses sentimentos pertencem àqueles que têm uma opinião, ou uma profissão ou um objectivo na vida. Eu não tenho nada dessas coisas. Tenho na vida o interesse de um decifrador de charadas.
Mas eu não tenho princípios. Hoje defendo uma coisa, amanhã outra. Mas não creio no que defendo hoje, nem amanhã terei fé no que defenderei. Brincar com as ideias e com os sentimentos pareceu-me sempre o destino supremamente belo. Tento realizá-lo quanto posso.
Nunca me tinha sentido desqualificado. Como lhe agradecer ter-me ministrado esse prazer! Ele é uma volúpia suave, como que longínqua.
Não nos entendem, bem sei...
...Assim como criador de anarquias me pareceu sempre o papel digno de um intelectual (dado que a inteligência desintegra e a análise estiola).

Fernando Pessoa, 'Páginas Íntimas e de Auto-Interpretação'

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Três meses



"Bom dia avô, como estás tu hoje"

Foi assim que hoje te reencontrei.. Hoje só estavamos os dois, sozinhos, sem mais ninguém pra nos ouvir..
Pousei as flores ao meu lado sentando-me no chão.. Toquei na terra que te cobre e senti que fiz o mesmo olhar ternurento que fazia sempre que me abeirava de ti, mas desta vez uma ternura triste e chorosa... As lágrimas começaram então a deslizar o meu rosto. Pasei a palma da mão nele e senti que escorriam, mais do que eu sentia. Inspirei ar e expirei já soluços saudosos e aflitivos. 
"Porque me fizeste isto vô? Porque me deixaste? Porque é que eu agora tenho de seguir sem ti e não te ter mais comigo?" 
Perguntei-to vezes e vezes sem conta.. Acho que nada ainda está encaixado na minha cabeça e não há dia nenhum em que não chore de saudades tuas. 
achava-te eterno sabias? Achava que o meu mundo nunca se destruíria.. É estranho porque eu já sabia que não tinhas muito tempo, mas era como se algo dentro de mim não quisesse simplesmente acreditar, ou até mesmo saber disso.. era o que eu sentia..
Lembrei-me de todos os momentos em que me deitei do teu lado, na cama, e conversei contigo. 
De todos os momentos que tive contigo desde pequena.. E senti um aperto tão grande, avô, dentro de mim..
Avô..E se eu não souber mesmo seguir sem ti?
Pedi-te que ajudasses a avó a ser sempre forte, a que ela ficasse comigo durante muitos anos... Pedi-te que me ajudasses a crescer, a ser boa pessoa.. A saber seguir em frente.. A poder orientar a minha vida sem ti e ser forte...
Hoje, só, pousei a cabeça nos braços e chorei como naquele momento em que me disseram que tinhas partido.. Com a mesma emoção, com o mesmo sofrimento... 
Ralhei contigo por te teres deixado vencer pela doença e não teres ficado bom.. Por não teres continuado a nosso lado..
Avô... Se tu soubesses a falta que me fazes. O que dói não te ter.
Será que la no alto céu estás bem? Será que sorris novamente? E será que me ouves conversar contigo todos os dias?

Eu rezo-te tanto avô... Tanto que perco a conta das vezes em que o faço... 
Tu eras tanto pra mim.. Eras tanto na minha vida... 
Estou feliz por estar mais perto de ti estes dias.. Sinto-me mais forte. Mais tranquila... 
Tu sabes que te amo, vô... Para sempre :)

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013



" Por muito tempo, eu pensei que a minha vida fosse tornar uma vida de verdade.. Mas sempre havia um obstáculo no caminho, algo a ser ultrapassado antes de começar a viver, um trabalho não terminado, uma conta a ser paga.. Aí sim, a vida de verdade começaria..
Por fim, cheguei à conclusão de que esses obstáculos eram a minha vida de verdade..
Essa perspectiva tem-me ajudado a ver que não existe um caminho para a felicidade..
A felicidade é o caminho!
Assim, aproveita todos os momentos que tu tens..
E aproveita-os mais se tu tens alguém especial para compartilhar, especial o suficiente para passar o teu tempo; e lembre-te que o tempo não espera por ninguém..
Portanto, para de esperar até que tu termines a faculdade; até que tu voltes para a faculdade; até que tu percas 5 kg; até que tu ganhes 5 kg; até que os teus filhos tenham saído de casa; até que tu te cases; até que tu te divorcies; até sexta à noite até segunda de manhã; até que tu tenhas comprado um carro ou uma casa nova; até que o teu carro ou a tua casa tenham sido pagos; até o próximo verão, outono, inverno; até que tu estejas reformado; até que a tua música toque; até que tu tenhas terminado a tua bebida; até que tu estejas sóbrio de novo; até que tu morras; e decidas que não há hora melhor para ser feliz do que agora mesmo!
Lembre-te: felicidade é uma viagem, não um destino!

Posso ter defeitos, viver ansiosa e ficar irritada algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.. E que posso evitar que ela vá à falência!
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise..
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar se um autor da própria história..
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da tua alma..
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida..
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos..
É saber falar de si mesmo..
É ter coragem para ouvir um não.. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta! "
 

" Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal! "

"Sabes quando parece que ninguem nao te entende?
Sabes quando tu percebes que alguma coisa esta em falta?
Sabes quando as palavras te atraem?
Sabes aquela liberdade que tu precisas?
Sabes quando tudo se encaixa perfeitamente?
Sabes quando tu precisas libertar aqueles sentimentos,alegrias,angustias,tristezas,amor..?
Sabes quando tu amas alguem?
Sabes quando tu sentes aquela sensação optima por dentro quando estas a escrever?
Sabes quando tu precisas de alguma coisa que te mantenha viva?
Entao,palavras fazem o mundo girar..
Textos fazem me libertar..Sorrisos atraem me,olhares chamam me atençao..Este é o meu mundo!" ♥

É preciso passar pelas lágrimas pra chegar nos sorrisos!!! :D

"Quem é feliz não conta,não espalha,não grita aos quatro cantos..Quem é feliz, satisfaze se por ser..E sabe que a felicidade anda coladinha na inveja..Quem é feliz não precisa provar nada,simplesmente é..As pessoas felizes demais nunca me passaram confiança..Essa coisa de que a vida é uma festa e não existe nada de errado,não me brilha aos olhos..Feliz é quem conhece o lado mau e o respeita..Feliz é quem já foi infeliz..Somente quem já foi infeliz pode entender que a tristeza traz um punhado muito bom de aprendizados..Felicidade não é sobre quem grita mais alto..É sobre quem sorri mais fundo!!" ♥


"No meu caminho,o abraço é apertado,o aperto de mão é sincero,por isso,não estranhes a minha maneira de sorrir,de te desejar o bem,eu sou aquela pessoa que acredita no bem,que vive no bem e que anseia o bem!" ♥ 



"Cada um tem seu ponto de equilíbrio, eu sei que o meu é num lugar onde eu possa sentir a brisa e a melodia tocar..!" ♥

A minha menina..



"De repente tudo muda como se fosse mágica.. 
Uma pessoa que nada significa vira tudo para ti.. 
De repente tu te apegas, ficas a pensar nela o tempo todo, ve-la nos teus sonhos e em todos os cantos.. 
De repente tu te apercebes que estas acompanhar cada gesto dela, que ouves qualquer palavra que diz e sorris cada vez que ela te olha.. De repente ela vira a mais bela das criaturas.. Olhar dela o mais intenso, o seu sorriso o mais bonito, a sua voz a mais suave, tudo é perfeito.. De repente tu sentes uma vontade imensa de te-la ao teu lado, em todos os segundos e de gasta-los com.. Conversas, risos, beijos,abraços, lágrimas e confissões.. De repente tu queres deitar-te no colo dela e enquanto ela te faz um carinho.. Imaginas o quanto seria bom envelhecer ao lado dela.. A ve-la crescer e sentir a vida a passar.. De repente tu te perguntas o porquê disso estar a acontecer.. De repente tu descobres que tudo isso é o amor.." 

amo-te mana.. ♥

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Caminhos...


Encontrei o meu no dia em que me cruzei no teu.
Olhei-te e desde então que te gravei em mim.
Sorrir, é sempre tão fácil quando estás por perto. Querer-te sempre ainda mais próxima de mim, do meu corpo, até a tua respiração tocar na minha face é o que eu mais desejo desde então.
Quem és.. Que alma possui esse teu corpo. Que me fascina e enlouquece.
O caminho tem por norma várias travessias e a minha está prestes a mudar.. Pergunta óbvia, porque não me pedes que fique?
Porque tem de ser sempre o que me fizer mais feliz e não um "fica por aqui mesmo"...
Este pensamento assombra a minha mente a cada segundo.. E tudo o que eu queria era que fizesses algo para que o caminho seguisse o rumo que tem, mas não será pois não?
Aprendi que os números impedem a felicidade e que o preconceito está mais presente do que parece. Aprendi que vive dentro de ti, de mim. Aprendi que amar pode ser afinal a coisa mais fácil deste mundo.
Aprendi que o teu sorriso faz-me ter forças pra enfrentar mil mundos e que a tua presença, e somente a tua presença, acalma as minhas dores. Aprendi que o teu silêncio fala comigo quando fico sozinha. E que o meu isolar afinal nunca é verdadeiro quando estás próxima de mim...
aprendi que num olhar se podem contar mil histórias e que num toque se podem tornar cada uma delas em realidade.
Aprendi que o som das tuas gargalhadas me impulsa para os mais variados desafios da vida e que o mais simples é mesmo o mais bonito.
Aprendi que o amor pode mesmo acontecer e aprendi, contigo, a acreditar no "amor da nossa vida".
E a vida toma tão mais complexas direções.

E és tu, meu amor, o amor de tudo e de todos. e és tu, meu amor, o meu amor.

A vontade de outros passos é vã, sem nexo, sem lógica e sem significado.. E a vontade de nunca mais olhar pra trás asola-me de uma forma indescritível por saber a dor tamanha que já guardo antes de tudo o que se seguirá. Porque eu sei que não aguentarei sem ti. Sei o que me irá custar a não presença mais que diária e sim constante..

Não gosto de despedidas e o último adeus custar-me-á horrores...
Não me vejo sem ti, quero que o saibas.. Não me vejo sem este nós a que tanto me habituei..

Casa... Não terei nunca mais.. Mas saberei que já a tive e isso ficará pra sempre gravado em mim, como tu, meu pequeno anjo.. Tu ficarás pra sempre no mais puro e saudoso de mim... Mas, não me deixes partir....
Não me deixes partir sem te ter perto de mim só mais uma vez. Só a tua respiração trará o teu ser de novo.. Afaga os meus cabelos nas tuas mãos e permanece assim, só assim, comigo...
Aproxima-te a abraça-me.. fá-lo vezes e vezes sem conta. E que nunca nenhum seja igual anterior. Muito menos com o mesmo tempo de duração...
Este coração que já chora por dentro quer-te por perto... Quer-te com ele......

"..........."


sábado, 26 de janeiro de 2013

Avô


Sabes avô,

tenho tentado encontrar-te todos os dias lá no alto céu..
Tenho tentado chamar por ti, berrar até me doer o pensamento. Porque não é o som que te trará de volta mas sim o meu coração.
Tenho tentado procurar-te em todas as esquinas, em todos os cantos. Perpetuo a tua memória em cada uma das minhas e sei que estás em algum lado mas, por algum motivo eu não consigo chegar a ti.
Antes conversava com Deus, Pai dos céus, agora converso contigo. Mas não sei se me ouves..
Sinto que são muitos os que exigem de mim o que eu não posso dar. Sinto que todos querem que eu dê um passo gigante em rumo ao que se segue agora na vida... Mas e ainda não estou preparada.. Acho que parei no tempo vô..
Avô, porque partiste tu? Deixaste-me entregue a quem? Eu não conheço mais ninguém e ninguém me conhece a mim. Avô, achaste que eu era capaz de seguir sem ti... Achaste mesmo?... Mas eu não o sou, ou pelo menos não me sinto..
e eu não quero que me tratem como se nada se tivesse passado, quero que entendam que estou a sofrer e me deixem sofrer por um pouquinho, até eu conseguir restabelecer o que sinto e as minhas emoções.

Tento voltar ao normal todos os dias e não consigo. Tento eu própria ser normal e não tenho capacidades...
Antes, quando me magoavam, procurava sarar as minhas feridas em ti. O teu abraço trazia alento ao meu ser. Agora escondo-me, isolo-me.

Oh avô... Sinto-me tão perdida... Porque não ficaste comigo?..Parece tudo tão irreal, tão um sonho.. É mentira, não é vô, diz-me que é só um sonho mau..
Tenho saudades de me deitar na tua cama contigo.. Hoje deitei-me lá, sozinha em casa pela primeira vez. E consegui entrar no teu quarto e deitar-me lá.. Ainda tem o teu cheiro, sabias? Ainda cheira a ti o quarto.. Senti a tua presença, acreditas?

Avô, querem que eu mude a minha vida. Querem que eu tome decisões, mas eu não as sinto. Não quero tomá-las.. Mas a verdade é que eu já não me sinto bem em lado nenhum nem com ninguém. E sempre que venho pra casa fico a pensar nelas, e em como tenho coragem de as deixar lá sem mim se eu estou afinal de contas tão perto...

Tenho tantas saudades do som da tua voz.. tantas saudades do teu toque.. Sinto-me tão triste, de lágrima fácil e nada me ajuda a sorrir de novo..
Vi a tua certidão de óbito.. Morreste cedo vô, eram 9h da manhã.. Chorei ao ver um pequeno resumo de ti numa pasta preta.. Parecias um bolsa vô..
Agora é tudo assim.. As tuas coisas são dadas. Mas eram as coisas que tu usavas e eu sinto que se estão a desfazer de ti como se já tivessem passado anos.. Vô, só se passaram 9dias e parece que foi agora...

Ninguém entende o que eu sinto, e ninguém aceita ver-me chorar.. Implicam comigo quando o faço.. Mas eu preciso de chorar.. Preciso de chorar-te..
Penso tanto em ti... E gosto tanto de ti vô...

sábado, 19 de janeiro de 2013

8-05-1945 .. 17-01-2013 Descansa em paz avô....



Vô Tó....


Dizem que os meus olhos são expressivos, mas isso é porque não viram os teus.
Dizem que o meu sorriso é bonito e que o meu gargalhar fica na memória, mas isso é porque não partilharam contigo os teus bons momentos como eu.
Dizem que tenho uma voz bonita, mas isso é porque ninguém parou para te escutar.
Dizem que eu fico na memória, mas isso é porque não sabem que na minha memória tu ficarás para sempre.
Não te posso dizer a dor que sinto em te ter perdido. Não te posso dizer quantas vezes me dá vontade de chorar descontroladamente.
Onde estás tu agora vô?.. Para onde caminhaste tu?.. É bonito onde tu estás?.. Ainda estás a sofrer ou já não?...
São tantas as perguntas que surgem na minha mente.. Tantas as coisas que eu gostaria de te dizer agora.. Sentiste tu saudades minhas nos últimos dias? Eu nunca me vou perdoar, sabes, por te ter deixado partir.. Dizia-te tantas vezes pra não desistires, pra continuares a lutar.. E toda a gente dizia que não adiantava, que tu não me ouvias, mas eu nunca deixei de puxar por ti, pra que melhorasses, e o certo é que uma semana fora de mim e tu partiste..
E agora ... De quem eu vou cuidar?
E agora .. A quem vou eu contar os meus segredos? Mostrar-me por inteiro a quem? Ou porquê?..
Já não tenho o meu melhor amigo comigo, o meu confidente, o meu amante, o meu parceiro, a minha alma gémea... Agora sinto um buraco enorme dentro de mim, um vazio que a cada segundo parece ainda maior.. Agora não encontro saídas nem soluções e tudo parece tão confuso..
Tenho comigo tudo o que vivemos e sei que não me abandonarão as nossas memórias. Nada. Bom ou mau. Nada se perderá pelo caminho. Nem sempre me fizeste feliz, mas quem faz? Eras Humano e cometias erros. Eras Humano e tinhas contigo uma doçura e sabedoria inconfundíveis.
E o teu mimo.... Oh avô... Quem me vai mimar agora daquela forma?.... Quem me vai dizer que não faz mal ser tudo o que sou? Quem me vai abraçar.. Deixar-se deitado na cama e ficar só a abraçar-me?
Quem me vai falar tanto do Benfica e falar "Avé Maria".... Quem vai comer as bolachas todas? Fugir com elas no bolso?.. Quem vai ser agora o Guloso de lá de casa?.... Eras tu vô... Eras tu que mal ou bem nos fazias sorrir...
E eu tenho na minha cabeça tantas coisas que passei contigo..
Lembras-te, de quando saíamos os dois, de mãos dadas, como namorados? E era assim mesmo que me identificavas.. A tua namoradinha, a tua neta querida, a menina dos teus olhos.. Agora eu vou ser dos olhos de quem vô?... Agora eu sinto-me sozinha.. Sinto-te longe e eu tão sem rumo..
Andei sempre contigo no pensamento e não me cansei nunca de falar de ti a quem comigo se cruzava.. A forma como enfrentavas essa doença que te levou de nós inspirava-me. Lutaste tanto vô. Até partires tu foste um verdadeiro guerreiro. Ninguém acreditava em nada e tu provaste que é possível sobreviver, mesmo que tudo pareça difícil..
Perdeste quem eras quando a tua lucidez ficou pra trás. Perdeste o caminhar quando tropeçavas constantemente a pontos de cair. E a marcha nunca te largou até as tuas perninhas não aguentarem mais e teres de aprender a encarar a cadeirinha... ´
Vô, lembraste do difícil que era levar-te e trazer-te ao centro de dia? De como os passeios mal construídos dificultavam tudo?
Lembraste do dia em que um pneu furou, mesmo no meio da rua? Ou de quanto eu acelarava na rampa da estação e tu te vias aflito? Pedias que parasse e eu ria às gargalhadas...
Da vergonha que sentiste na primeira fralda que te troquei, de como te tapavas todo..

Preciso tanto de ti vô... Preciso tanto que não partas por completo. Preciso que de certa forma continues comigo e olhes por mim.... Preciso que me continues a cantar pra eu adormecer e que me dês aqueles beijinhos todos, todos os dias...
Quero sentir-te sempre que o vento passar por mim. Quero que e toques sempre que a chuva cair no meu rosto... Quero que me fales. Quero que continues a orientar o meu caminho como fazias sempre...

Ainda parece que nada aconteceu, que é tudo só um sonho.. Ainda parece que não sei reagir... Que parei no tempo...
Vô.. Como é que eu vou viver sem ti? Fazias parte do único mundo que conheci.. Como vai ser agora?.. agora que tudo vai mudar, como vai ser?..
Não me deixes nunca desistir de nada, nunca parar de lutar por aquilo em que acredito.. Não me deixes nunca esquecer o teu cheiro ou a tua voz... Não me deixes nunca deixar de saber como era o teu toque...

Vou à janela vô.. Vou ver se és mesmo tu a estrelinha mais brilhante do alto céu.. Sorri de lá de cima pra eu te ver......

Vou ter tantas saudades tuas.. Amo-te tanto....